Correio Popular Notícia



Fiscalização na fronteira será fortalecida com nova construção

Data da notícia: 25/07/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130725-231.jpg[/IMG] (Da Redação) A fronteira de Rondônia com a Bolívia vai ganhar um novo posto de fiscalização no distrito de Porto Rolim, na cidade de Alta Floresta do Oeste. O local será inaugurado neste sábado (27) e terá dois funcionários para fiscalizar o trânsito de animais e vegetais em 350 quilômetros de fronteira ao longo do rio Guaporé.
O posto de fiscalização custou R$ 464 mil e o dinheiro é do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem) - entre construção e compra de equipamentos.
Esta obra será um posto fixo que irá fiscalizar cerca de 350 km no Rio Guaporé e tem estrutura para acomodar até 12 profissionais, entre fiscais e técnicos fiscais. A fiscalização será feita permanentemente com dois técnicos da IDARON ( Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia) e apoio de servidores de outras Unidades.
Além da fiscalização, o posto de Porto Rolim também emite a GTA (Guia de Trânsito Animal (GTA) e fará o atendimento aos produtores da localidade. De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Márcio Petró, com o posto, a Idaron vai conseguir fiscalizar o trânsito de animais e vegetais na fronteira com maior eficiência e qualidade. O supervisor regional Rodrigo Izuro Fujihara completa dizendo que o posto é importante para impedir a entrada de produtos e subprodutos de origem animal no país vindos da Bolívia, país que faz fronteira com toda a região do Guaporé.
Todo o processo licitatório foi feito pela Superintendência do Ministério da Agricultura em Rondônia, assim como a compra de todo o material necessário para o seu funcionamento. Essa parceria MAPA/Focem/Idaron é muito importante para a Defesa Sanitária nesta região de Fronteira.
Segundo o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, desde o início de sua gestão, o governador Confúcio, determinou a reestruturação da Agência, sendo através de convênios, ou mesmo recursos próprios, frutos da economia conseguida com a implantação do planejamento e participação de todos. ?Fazer mais com menos, esse é o lema do Governo da Cooperação?, finaliza. Com informações do Idaron e MAPA

Fonte:






Noticia vista 1362 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.